sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Capítulo 5 - Amapá de imensos tesouros



Hoje, realizarei uma viagem pelas minhas memórias, não darei dicas de hotéis de luxo, bares ou restaurantes renomados, falarei apenas e tão somente do local onde nasci. Um lugar que possui um povo destemido, de leal coração altaneiro e que faz parte deste rincão brasileiro: a cidade de Amapá. Simples e pequena, porém envolta em imensos tesouros e grandes belezas naturais.




A poucos quilômetros de Macapá (aproximadamente 302 km), a cidade de Amapá, que leva o mesmo nome do Estado e que outrora já ostentou o título de capital do ex-Terrítório Federal do Amapá, tem sua história viva ligada aos litígios com a França e em Cabralzinho seu maior herói.


Por todos os lugares da cidade, apesar das correrias e contratempos da vida moderna, ainda é possível encontrar pessoas pacatas, felizes e hospitaleiras que através de simples gestos são capazes de cumprimentar a todos que passam com um lindo sorriso e um ar de satisfação, orgulho e dignidade.




 
 

Aqueles que visitam a cidade não têm como deixar de perceber o belo despertar da madrugada que se transforma em um verdadeiro palco - a iluminar-se para a vida e para o dia que surge, com a graça musical das passaradas e do cantar dos galos nos terreiros.



Ainda pela manhã, é possível encontrar pessoas que, mantendo a tradição, saem pedalando em suas bicicletas, de porta em porta, vendendo leite de gado, queijo e pão.




 

Ao cair da tarde, não é raro encontrar os jovens amapaenses jogando futebol nos campos, nas praças e no Estádio Júlio Vieira, bem como, tomando uma deliciosa e gelada cervinha em algum boteco - afinal ninguém é de ferro! A propósito, o Amapá tem dois times tradicionais, o Fronteira e o Vera Cruz, que também dão nome a dois grandes clubes da cidade e que servem de palco para as animadas tertúlias (festas) de fim de semana. 

Ao longo de toda cidade encontramos belas paisagens, sublimes e coloridas, onde o verde dos campos e das fazendas contrasta com o céu azul que envolve o horizonte. Na frente da cidade ainda é possível observar a pororoca que ocorre no Rio Amapá (agora em pequenas proporções já que o rio passa por um processo de assoreamento). Por falar em rio, o Amapá é rico em pescados e, uma vez na cidade, como não provar da gurijuba, do tucunaré, do bagre, do mero, da pirapema e do pirarucu? Humm... Sem esquecer, é claro, dos famosos caranguejos da região do Sucuriju.





Dentre as atrações culturais do Amapá, destacam-se: a Festa do Divino Espírito Santo (padroeiro da cidade – mês de maio); a Agropesc-feira agropecuária (no Parque João Ponpilho – com programações de artistas, rodeios e show de Miss`s) e o Festival da Gurijuba. Como atrações turísticas: a Base Aérea do Amapá - constitui um verdadeiro museu a céu aberto do período da 2ª Guerra Mundial – lá é possível encontrar a torre de atracação de zepelins, sucatas de veículos dos anos 40 e paiol de munição. Temos, também, excelentes opções de banho e de lazer como: a Cachoeira Grande (lugar com águas cristalinas, constituído por corredeiras sobre formações rochosas), que, mesmo pertencendo ao município de Calçoene, é um dos pontos de referência de Amapá e que serve como um dos cenários do Amapá Verão; e os Balneários do rio Calafate (na divisa dos municípios de Amapá e Calçoene), do “Los Pimpa” (na Rasa), do Davizinho e do Raiz.







Ficaram com vontade? Que tal marcarem um fim de semana nesse agradável lugar. Correr descalços nos campos; tomar banho de chuva ou de rio; beber uma deliciosa coalhada ou deleitar-se em uma maravilhosa receita caseira de peixe, são coisas que não têm preço! 




  
Boas recordações me fazem pensar que saudades que tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais. Que amor, que sonhos, que flores, naquelas tardes fagueiras, a sombra das bananeiras, debaixo dos laranjais. Até a próxima!

Informações sobre o município de Amapá-AP/Brasil

Amapá é um município brasileiro localizado no leste do estado homônimo. A população estimada em 2005 era de 7413 habitantes e a área é de 9169 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,79 hab/km².
Seus limites são o Oceano Atlântico a norte e leste, Macapá e Cutias a sul, Tartarugalzinho e Pracuúba a sudoeste e Calçoene a oeste e noroeste.
O município foi criado em 22 de outubro de 1901 e sua história está basicamente ligada a questões litigiosas com a França, que reivindicou soberania sobre a área. Nos episódios diplomáticos e de batalhas militares que culminaram com a conquista brasileira desse território em 1900, teve destaque a figura de Francisco Xavier da Veiga Cabral (o Cabralzinho), que por seus atos de bravura e coragem tornou-se uma figura heróica para o Estado.
A principal base econômica é do município é representada pela pecuária extensiva que, em relação ao Estado do Amapá, concentra o maior rebanho. Em Amapá existem as seguintes TVs: TV Amazônia (Amapá) e TV Cabralzinho.

História:
A palavra Amapá é de origem indígena e vem da nação Nuaruaque, que habitava a região Norte do Brasil, na época do descobrimento. Já o nome do Município de Amapá, assim como o do Estado do Amapá, originou-se de uma espécie de árvore brasileira ou amazônica chamada amapazeiro, que possui um tronco volumoso, com cerca de um metro de diâmetro na base e casca espessa, por onde escorre um abundante leite branco conhecido como "leite de Amapá".
O município de Amapá, que fora capital do Território Federal do Amapá, foi criado pela lei n.º 798 de 22 de outubro de 1901. A história deste município é marcada por acontecimentos ligados à conquista de terras, cujos reflexos afetavam o povo da fronteira do extremo norte. Os conflitos acentuaram-se ainda mais a partir de 1894, quando se deu a descoberta de ouro em Calçoene. Este fato motivou ainda mais a presença de europeus e norte-americanos que se instalavam às cabeceiras do rio. Esses estrangeiros, principalmente caienenses passaram a dominar a região, agindo como verdadeiros senhores, pois perseguiam os índios e escravizavam as mulheres.

Origem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amap%C3%A1_%28munic%C3%ADpio%29

Município de Amapá
Aniversário 22 de Outubro
Fundação 1901
Gentílico Não disponível
Lema
Prefeito(a) Carlos César da Silva (DEM)
(20092012)
Localização
Localização de Amapá


Localização no Amapá
Amapá (município) está localizado na Brasil
Localização no Brasil
02° 03' 10" N 50° 47' 34" O02° 03' 10" N 50° 47' 34" O
Unidade federativa  Amapá
Mesorregião Norte do Amapá IBGE/2008
Microrregião Amapá IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Macapá, Cutias, Tartarugalzinho, Pracuúba, Calçoene
Distância até a capital 302 km
Características geográficas
Área 9 168,787 km² 
População 8 005 hab. IBGE/2010
Densidade 0,87 hab./km²
Altitude 8 m
Clima
quentene úmido - temperatura de 34 °C a  20 °C.
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,720 médio PNUD/2000
PIB R$ 77 015,532 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 9 943,90 IBGE/2008

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Capítulo 4 - Praga, só no nome...







Esta semana, revendo o filme “A Insustentável Leveza do Ser”lembrei de uma das cidades mais fascinantes que conheci: Praga. Capital da República Tcheca, Praga é chamada por muitos como a Pérola do Oriente, e apesar de sua longevidade, com traços e ares antigos, revela-se como uma cidade contemporânea que respira jovialidade e sensualidade, que se recusa terminantemente a envelhecer.







Praha possui uma população de aproximadamente 1.200.000 habitantes, distribuída pelos seus 10 distritos (bairros), que para nós, brasileiros, são quase que impronunciáveis como: Staré Město, Hradčany, Malá Strana, Vyšehrad, Žižkov. Apesar de sua extensão, é uma das cidades do mundo que se deve conhecer com calma e a pé, porém, para aqueles que não gostam de se lançar diretamente nas ruas, cujos nomes são extremamente confusos, uma boa opção é usar o fácil e eficaz sistema de transporte urbano, metrô e ônibus – Tenham cuidado apenas com os táxis! (Combinem sempre o preço antes de sair. Os motoristas são bem espertos. Evitem táxis clandestinos).    











Muito embora seja conhecida também como a Paris do Leste Europeu, Praga mostra-se, ao contrário da cidade francesa, como um lugar envolto em pouca luz e muitas sombras. Circunstâncias estas que lhe dão uma atmosfera misteriosa. As razões e os caminhos que levam à Praga são muitos, mas, sinceramente, acredito que apenas 05 são suficientes para nos fazer apaixonar-se por ela:





1) Festivais de Música da Primavera – Famosos em todo o mundo! São apresentações de músicas clássicas de Mozart, Bach, Beethoven e outros renomados, nos teatros, nas igrejas, nas ruas e nos monumentos. Valem à pena e chegam a emocionar!











2) Castelo de Praga – Fundado no século IX pelo príncipe Borivoj, é considerado como uma das construções mais importantes de Praga. Formado por um complexo de prédios que inclui, entre muralhas e ruelas medievais, a Catedral de São Vito, o Palácio Lobkowicz, o Palácio Real, o Convento de São Jorge e Torre Dalibor.













3) Noites de Praga – Simplesmente imperdíveis! Praga é “o templo das casas noturnas”. A noite é super agitada e divertida! Por todos os lados da cidade (ruas, cervejarias, danceterias e pubs) encontramos muitos jovens circulando e agitando. Ficaram com vontade? É só conferirem! Não deixem de conhecer: Mecca (como dizem os jovens: TDB – tudo de bom! Um pedaço de Ibiza em plena capital Tcheca, muito estilo e glamour, além da presença de celebridades e DJ´s internacionais,); Agharta Jazz Centrum (um dos mais famosos da city, boa comida e bons shows); Alcohol Bar (mais de 400 opções de coquetéis); Face-to-face (opção barata de diversão! As festas incluem no preço do ingresso toda a bebida consumida); Cross Club (música eletrônica); Le Clan (mais famoso after, abre às 03 da madrugada e fecha às 12 horas – Pura energia e uma prova de fogo para quem gosta de um bom agito!); Double Trouble (lugar de aspecto rústico, onde as pessoas se esbaldam e dançam, literalmente, onde quiser).





4) Teatro de Luz Negra – Belos espetáculos que misturam em um único momento efeitos especiais, dança, música e pantomimas. Os atores se apresentam ao público na completa escuridão, usando roupas coloridas e acessórios fluorescentes.










5) Praça da cidade velha – É o coração de Praga. Conduz durante uma simples caminhada a uma verdadeira viagem no tempo e carrega em seu ambiente a lembrança viva de vários acontecimentos históricos que marcaram a cidade, como o assassinato de Venceslau (929) e a coroação de Carlos IV (1346). Constitui um local singular, cercado de ruelas e becos e repleto de cafés e restaurantes. A partir da Praça é possível conhecer: a Prefeitura de Praga (fundada em 1338); o Relógio Astronômico; o Templo de Nossa Senhora de Týn; a Igreja de São Nicolau, o Palácio Kinský.


Relógio Astronômico:




Palácio Kinský e Templo de Nossa Senhora de Týn



Apesar de não constar do rol acima, outro motivo para visitar Praga é sua comida. Sem exageros, a culinária tcheca é deliciosa e agrada ao paladar de todos. Boas opções de restaurantes são encontradas em toda cidade. Aproveitem para conhecer o Bellevue (instalado em um prédio em forma de castelo com uma vista maravilhosa para o rio Vltava, para o Castelo de Praga e Ponte Carlos - é considerado como o principal restaurante da capital. A propósito, enquanto estiverem no restaurante, aproveitem para assistir o fim de tarde, é lindo! o céu multicolorido é de tirar o fôlego!); 7 Angels (situado num edifício histórico do século 13, sua cozinha mistura a comida checa tradicional e pratos internacionais, incluindo caça, pato, peixe e porco assado);  Modrá Růže - Rosa Azul (fica em um subterrâneo que era utilizado como calabouço) e o Buddha-Bar (bela decoração e saborosa comida, além de ter o melhor crème brûlée que já comi!).


Restaurante Belluvue:





Restaurante 7 Angels:
 




Modrá Růže - Rosa Azul


Buddha-Bar

























Finalizando, em certa ocasião li um texto em que Franz Kafka dizia que “Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras". Naquela oportunidade, confesso que não entendi o que ele queria dizer, mas hoje concordo com Kafka, no sentido de que esta “velha e sensual Senhora”, verdadeiramente, sempre consegue seduzir aos que têm a sorte de conhecê-la. Por isso, como dizem os alemães: Einmal ist Keinmal, einmal ist nie - uma vez é nada, uma vez é nunca. É preciso voltar e voltar sempre, para que possamos aproveitar todos os cantos e recantos dessa maravilhosa e agradável cidade. Até a próxima!

Informações sobre Praga - República Tcheca




República Checa ou República Tcheca (em checoČeská republika) ou, ainda, Chéquia ou Tchéquia (em checo, Česko) é um país da Europa Central, limitado a norte pela Polónia, a leste pela Eslováquia, a sul pela Áustria e a oeste e norte pela Alemanha. A capital do país éPraga. É membro da União Europeia desde maio de 2004.
Boémia, na parte ocidental do país, é cercada por morros baixos e forma uma bacia drenada pelo Labe (Elba) e Moldava (Vltava). Morávia, a parte oriental também é montanhosa e é banhada pelo rio MoravaSilésia, a parte do norte da Morávia, entre a Morávia e a Polônia.
Em 1º de janeiro de 1993, a Checoslováquia foi dividida em duas por decisão parlamentar. Desde então, a República Checa e a República Eslovaca (Eslováquia) são dois países independentes.




Česká republika
Česko

República Checa / Tcheca
Bandeira da República Checa
Brasão de Armas
BandeiraBrasão de armas
LemaPravda vítězí
(Checo: "A verdade prevalece")
Hino nacionalKde domov můj

noicon.
Gentílicocheco

Localização da Chéquia / Tchéquia

Localização da República Tcheca (em verde-escuro)
No continente europeu (em cinzento)
Na União Europeia (em verde-claro)
CapitalPraga
Cidade mais populosaPraga
Língua oficialcheco
GovernoRepúblicaparlamentarista
 - PresidenteVáclav Klaus
 - Primeiro-ministroPetr Nečas
Formação
 - Indepedência daÁustria-Hungria28 de Outubro de 1918 
 - Desunificação daTchecoslováquia1 de Janeiro de 1993 
Entrada na UE1 de Maio de 2004
Área
 - Total78.866 km² (117.º)
 - Água (%)2
População
 - Estimativa de 200710.381.130 hab. (78.º)
 - Censo 200110.230.060 hab. 
 - Densidade130 hab./km² (77.º)
PIB (base PPC)Estimativa de 2006
 - TotalUS$ US 236.536 bilhões (41.º)
 - Per capitaUS$ US 16.372 (39.º)
Indicadores sociais
 - Gini (1996)25,4  – baixo
 - IDH (2010)0,841 (28.º) – muito elevado[1]
 - Esper. de vida76,5 anos (44.º)
 - Mort. infantil3,8/mil nasc. (8.º)
 - Alfabetização99,0% (19.º)
MoedaCoroa (koruna) (CZK)
Fuso horárioCET (UTC+1)
 - Verão (DST)CEST (UTC+2)
ClimaOceânico e continental
Org. internacionaisOCDEUEOTAN
Cód. ISOCZE
Cód. Internet.cz
Cód. telef.+420

Mapa da Chéquia / Tchéquia


Origem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Checa