sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Capítulo 12 - Fim de Ano com Estilo e Luz


Estão procurando um lugar com requinte, charme e belezas naturais para viajar neste fim de ano? A procura terminou! Arrumem as malas e embarquem comigo, e as dicas da Família Viterbino Ferrer, para Serra Gaúcha. Local: Gramado.

A cidade de Gramado, localizada no Rio Grande do Sul e distante da capital gaúcha cerca de 130 km, é o terceiro destino mais visitado do País e destaca-se por sua atmosfera romântica, elegante, charmosa e acolhedora, herança de sua colonização alemã e italiana, bem como da bela paisagem natural composta de jardins floridos de hortênsias azuis, que tornam a cidade um verdadeiro pedacinho da Europa no Brasil.








A cidade oferece vários shows no fim de ano que merecem ser vistos e aplaudidos de pé: 

1) Nativitaten – no Lago Joaquina Rita Bier, apresentação de ópera a céu aberto, com cantores líricos, orquestras e fogos de artifícios; 










2) Grande Desfile de Natal – na Avenida das Hortênsias, cortejo de carros alegóricos e fantasias, participação dos principais personagens de Natal, inclusive o Papai Noel; 








3) A Fantástica Fábrica de Natal – espetáculo de dança, com patinadores, bailarinos, cantores e atores, que conta a estória de uma criança que realiza o sonho de visitar a fábrica do Papai Noel; 








4) Árvore Cantante – na Rua Coberta, apresentação de Coral de alunos da Escola de Artes, composto por 40 vozes; 








5) Acendimento das Luzes de Natal – cerimônia que acontece todas as noites e que confere a cidade o clima natalino. 










Importante: para não correr o risco de perder os espetáculos, já que os ingressos são vendidos no local apenas no dia dos eventos, antecipem a aquisição pela internet.

Para o público infantil, vale à pena conferir as dicas de Lulu Ferrer (9 anos de idade e que visita Gramado há 6 anos):

Aldeia do Papai Noel – localizada no Parque Knorr, é o único parque natalino do Brasil que fica aberto o ano inteiro (passeio pela fábrica de brinquedos, presença de renas e direito a tirar fotos com o bom velhinho) – Lá também fica a Árvore dos Desejos, onde a garotada pode deixar seus pedidos; 









Porto dos Piratas – pizzaria temática (os atendentes se vestem de piratas); 




Mini Mundo - encantador parque de lazer construído por um pedreiro para seus netos e que emociona a todos os visitantes com as miniaturas de castelos, estações ferroviárias, igrejas, etc.; 








Toca da Bruxa - pioneira no conceito de pizzaria temática no Brasil (oferece um clima descontraído e aconchegante). Destaque para as pizzas com sabor de Joãozinho e Maria; 




Florybal –Loja de chocolates. Possui sala do terror, lan house e uma pista de patinação no chocolate; 




Alpen Park – é o melhor complexo de aventura, diversão e entretenimento da Serra Gaúcha;




Lago Negro – excelente opção para os dias de sol. Oferece passeios de pedalinho; 




Passeio de Jardineiratour de ônibus pela cidade com duração de uma hora e meia. 




Importante: embora seja verão no fim de ano, sempre é bom levar um bom agasalho, já que a temperatura costuma ficar entre 12° a 15° e, de repente, cair para 9°. Além disso, algumas atrações ficam na cidade Canela, distante uns 07 km de Gramado.    

Para quem busca fazer algumas compras, a dica é a Rua Coberta, que ainda é uma boa alternativa gastronômica para os turistas. A propósito, quando o assunto for alimentação, sugiro conferir os seguintes restaurantes: 

Vale Quanto Pesa– bom e barato, mais tradicional e famosa casa de buffet de Gramado, atrás da Igreja de Pedra; Garfo e Bombacha – churrascaria com show tradicional; Castelinho – melhor apfelstrudel (folhado de maçã) da cidade; Zelão Churrascaria – serve 25 variedades de carnes no espeto corrido; Café Colonial Bela Vista – festival gastronômico, mais de 90 opções de pratos (comer e beber a vontade); Swiss Cottage – especializado em fondueSan Damiano – bem animado, com almoço bem variado; Belle Du Valais – decoração suntuosa à base de cortinas douradas, flores naturais e louças de porcelana (considerado o melhor restaurante suíço do País); Galeto Mamma Mia – cozinha italiana (destaque para o galeto al primo canto). Importante: se durante a viagem aparecerem alguns quilinhos a mais, a dica é passar no Spa Kurt - considerado um dos dez melhores do mundo e fica situado em Gramado. 






Se tudo isso não bastar para convencê-los, que tal contar ainda com: a sensação de segurança e bem estar 24 horas, cidade limpa, ausência de pedintes e crianças de rua, muita gente bonita, fábricas de chocolate, etc., etc. Divirtam-se! 

Informações sobre o município de Gramado - RS



Gramado é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, a uma latitude 29º 22' 44" sul e a uma longitude 50º 52' 26" oeste, estando a uma altitude de 830 metros. Sua população estimada em 2009 é de 33.706 habitantes. Possui uma área de 237,019 km². Seu principal acesso se dá através da RS-115 embora também seja atendida pelas rodoviasRS-235 e RS-373.
Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.


Gramado portao.jpg
Bandeira de Gramado
Brasão de Gramado
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 15 de dezembro de 1954 (56 anos)
Gentílico gramadense
Lema Jardim das Hortênsias
Prefeito(a) Nestor Tissot (PP)
(20092012)
Localização
Localização de Gramado



Localização no Rio Grande do Sul
Gramado está localizado na Brasil
Localização no Brasil
29° 22' 44" S 50° 52' 26" O29° 22' 44" S 50° 52' 26" O
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre IBGE/2008 
Microrregião Gramado-Canela IBGE/2008 
Municípios limítrofes Canela, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Santa Maria do Herval e Três Coroas
Distância até a capital 115 km
Características geográficas
Área 237,019 km² 
População 32 300 hab. Censo IBGE/2010
Densidade 136,28 hab./km²
Altitude 830 m
Clima subtropical Cfb
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,841 elevado PNUD/2000 
PIB R$ 490 241,998 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 14 741,02 IBGE/2008 origem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gramado