sexta-feira, 27 de abril de 2012

Capítulo 16 - Natal, a cidade do sol.




Atenção senhores passageiros, última chamada para a cidade de Natal, embarque imediato pelo portão de número 3. Divirtam-se e Boa viagem!









Conhecida como a Cidade do Sol, já que o verão marca sua presença durante a maior parte do ano, Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, foi fundada em 25 de dezembro de 1599. A capital Potiguar, além de possuir um litoral paradisíaco, ostenta os títulos de umas das cidades mais seguras do país e com a melhor qualidade de ar das Américas, características estas que a colocam no ranking de uma das cidades brasileiras mais procuradas para o turismo.









Para aqueles que gostam de curtir o tempo livre, Natal sempre será uma excelente opção, pois é sinônimo de lazer e diversão - principalmente quando se refere ao quesito sol e mar, eis que oferece 400 km de lindas paisagens, traduzidas em 66 praias de igual beleza. No litoral urbano, destaque para: Praia da Ponta Negra (super agitada e estruturada e onde se encontra o Morro do Careca, um dos mais belos cartões postais da cidade); Praia da Via Costeira (no centro da cidade, possui quase 9 km de praias e ainda dunas preservadas); Praia dos Artistas (também no centro, propícia para a prática do surf e com boa vida noturna); Praia do Meio (ideal para caminhadas e corridas, bem próxima ao centro da cidade); Praia do Forte (com ondas calmas e piscinas naturais, ideal para a prática do windsurfe e banhos - nela está o Forte dos Reis Magos, erguido sobre recifes na foz do Rio Potengi).












Para quem quer sair da cidade, no litoral Sul uma boa dica são as praias de Pirangi do Norte (onde está o maior cajueiro do mundo com uma copa de 8 mil metros quadrados, que produz cerca de 70 mil cajus todos os anos); Praia da Barra de Tabatinga (enseada de águas calmas e onde encontramos o Parque dos Tubarões); Praia de Pipa (Charmosa, sua vila tem belas praias, dunas e falésias – distante 90 quilômetros da capital potiguar, vale à pena ir! Além de charmosa, é repleta de bares, restaurantes, lojas e pousadas). 








No litoral Norte, encontramos a Praia de Rendinha (dela partem os famosos passeios de bugre do litoral); Praia de Genipabu (destaque especial para suas  dunas e passeios de bugues, que fazem do lugar um parque de diversões no meio do nada. Experimentem as manobras radicais nos montes de areia, passeios a bordo de dromedários, e ainda o aerobunda e esquibunda nas lagoas de Pitangui e de Jacumã); Praia de Maracajaú (vida marinha riquíssima em piscinas naturais).












Deleite para os viajantes, a cozinha potiguar é diversificada e cheia de sabor – influência indígena, africana e européia. Dentre os restaurantes, recomendo uma paradinha no: Restaurante Manary Hotel (atendimento e cozinha impecáveis, e ainda tem o prato da boa lembrança); Mangai (fica em bairro distante da Ponta Negra, mas vale realmente à pena), Tábua de Carne (muito bom! Saboroso rodízio de carnes,); Camarões Potiguar (cozinha de peixes e frutos do mar, um dos melhores que já fui); Casa de Taipa (bom e barato); Pizzaria Cipó Brasil (ambiente super diferente! pizza deliciosa com borda de gergelim).









Ah, bom lembrar! Chegando a Natal não se preocupem com acomodações, a cidade possui uma excelente infraestrutura de hotéis e pousadas com opções para todas as ocasiões e bolsos (boas opções nos bairros à beira-mar. Na Via Costeira, ao lado do Parque das Dunas, estão os hotéis de luxo da cidade. Na região da Praia do Meio, o mar calmo e a proximidade ao centro da cidade são as maiores vantagens). A Cidade do Sol também não decepciona aos amantes da noite – bons lugares para as baladas, charmosos bares e restaurantes, casas de espetáculos e danceterias.











Para os que aqui desembarcam, não se esqueçam de levar consigo seus pertences de mão, como óculos escuros e protetor solar; bebam bastante água e tomem caipifrutas; respeitem os limites de acesso ao mar; procurem fazer caminhadas calçados e evitem a prática de esportes radicais se não estiverem em forma. Obrigado por escolher o Extra para sua Viagem! Até a próxima!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Informações sobre Natal - Rio Grande do Norte

Município do Natal
"Cidade do Sol"
"Noiva do Sol"
"Capital Espacial do Brasil"
"Londres Nordestina"
Do alto, da esquerda para a direita: Fortaleza dos Reis Magos, foto noturna do Bairro Tirol, Ponte Newton Navarro, Teatro Alberto Maranhão, Estádio João Machado (Machadão), Catedral Metropolitana de Natal e vista do Morro do Careca e Praia de Ponta Negra.

Do alto, da esquerda para a direita: Fortaleza dos Reis Magos, foto noturna do Bairro Tirol, Ponte Newton Navarro, Teatro Alberto Maranhão, Estádio João Machado (Machadão), Catedral Metropolitana de Natal e vista do Morro do Careca e Praia de Ponta Negra.
Bandeira do Natal
Brasão do Natal
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 25 de dezembro
Fundação 25 de dezembro de 1599 (412 anos)
Gentílico natalense
Padroeiro(a) Nossa Senhora da Apresentação
Prefeito(a) Micarla de Sousa (PV)
(2009–2012)
Localização
Localização do Natal

Localização do Natal no Rio Grande do Norte

Natal (Rio Grande do Norte) está localizado em: Brasil
Localização do Natal no Brasil
05° 47' 42" S 35° 12' 32" O
Unidade federativa  Rio Grande do Norte
Mesorregião Leste Potiguar IBGE/2008
Microrregião Natal IBGE/2008
Região metropolitana Natal
Municípios limítrofes Norte: Extremoz;
Sul: Parnamirim;
Leste: Oceano Atlântico;
Oeste: Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
Distância até a capital 2 507 km
Características geográficas
Área 170,298 km² (RN: 104º)
População 810 780 hab. (RN: 1°) –  IBGE/2011
Densidade 4 760,95 hab./km²
Altitude 30 m 
Clima tropical úmido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,788 (RN: 1°) – médio PNUD/2000
PIB R$ 8 656 932,020 mil (BR: 39º) – IBGE/2008
PIB per capita R$ 10 847,40 IBGE/2008